IV Curso de Férias: Explorando a Ciência

13/07/2017 15:17

Durante todo o segundo dia e o período matutino do terceiro dia de curso, os alunos participaram das atividades práticas dos três laboratórios participantes do IV Curso de Férias: Explorando a Ciência.

Os alunos foram divididos em grupos, onde puderam vivenciar na prática as etapas do método científico, realizando experimentos para aceitarem ou rejeitarem as hipóteses que formularam no primeiro dia de curso.

Na temática “Conhecendo o Embrião”, proposta pelo Laboratório de Reprodução e Desenvolvimento Animal, a atividade consistiu em realizar experimentos com ovos de galinha, tratados com diferentes substâncias, a fim de verificar os possíveis efeitos destas no desenvolvimento do embrião.

O Laboratório de Polimorfismos Genéticos realizou a temática “Conhecendo o DNA”, onde os participantes extraíram DNA de morango e banana, além de conhecerem os instrumentos e técnicas utilizados por peritos criminais em investigações onde há exame de material genético.

Na temática “Conhecendo a célula vegetal”, realizada pelo Laboratório de Biologia Celular Vegetal, os alunos tiveram a oportunidade de utilizar microscópios para observar os diferentes tipos de célula vegetal, e assim responderam às perguntas e hipóteses formuladas.

Durante a parte da tarde, os participantes do curso reuniram-se em seus grupos para explorarem os experimentos realizados e elaborarem apresentações sobre cada temática. A atividade final do terceiro dia de curso foi o momento em que todos puderam expor o que fizeram em cada laboratório e discutir os resultados, apresentando aos colegas suas observações, perguntas, hipóteses e experiências.