IV Curso de Férias: Explorando a Ciência

10/07/2017 19:25

Hoje (10/07/2017) teve início o IV Curso de Férias: Explorando a Ciência, realizado no Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo como público alvo alunos do 8º e 9º ano de Escolas Públicas da Educação Básica da Grande Florianópolis.

O curso tem o objetivo de estimular, com base no método científico, a observação, o questionamento e a análise crítica de fenômenos naturais e cotidianos.

No primeiro dia de curso, a professora Dra Yara Maria Rauh Müller, responsável pelo projeto, fez uma breve introdução e contextualização acerca da Rede Nacional de Educação e Ciência. Em seguida, a professora Dra Franceli Rodrigues Kulcheski relatou sua experiência com o curso de férias e conduziu a dinâmica de apresentação dos alunos, monitores e professores, que além de se apresentarem, também deveriam mostrar um objeto que remetesse a ciência, e explicar o motivo da escolha de tal objeto.

No segundo momento da manhã, a professora Dra Evelise Maria Nazari apresentou as etapas do método científico, construindo com os alunos a visão da importância do método, da observação e da formulação de perguntas para a ciência. As atividades matutinas se finalizaram com o almoço no Restaurante Universitário, com os alunos participantes acompanhados dos monitores.

Na primeira atividade do período vespertino, os participantes puderam conhecer objetos e instrumentos científicos, formulando hipóteses sobre seus usos e funções. Em pequenos grupos, os alunos escolhiam objetos, faziam observações e ouviam explicações dos monitores e professores presentes, que os instigavam a descobrir por meio dos questionamentos. Ao final da atividade, apresentaram aos colegas suas hipóteses.​

Para finalizar as atividades do primeiro dia, os alunos formularam diferentes perguntas, hipóteses e objetivos para as três diferentes temáticas que serão abordadas nos demais dias do IV Curso de Férias – Explorando a Ciência.